Maricá

Conheça as belezas de Maricá.
Pré-Reserva:

Pedra do Elefante

A pedra do elefante tem esse nome por se assemelhar a cabeça de um elefante com sua tromba avançando sobre o mar, ela fica no Parque Estadual da Serra da Tiririca, na divisa dos municípios Maricá e Niterói. Do alto do morro se pode visualizar o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea, a Baia de Guanabara, praias, lagoas e etc. É uma das vistas mais deslumbrantes de Maricá.

Caminhos de Darwin

O caminho de Darwin é ótimo para caminhada, ele corta o Parque Estadual da Serra da Tiririca, onde o naturalista Charles Darwin percorreu, no século XVII, vindo do Rio de Janeiro, pernoitou na Fazenda Itaocaia e dali partiu para Saquarema pela praia em sua pesquisa pela evolução das espécies e coletando pedras.

Pedra do Macaco

Do alto se avista as lagoas de Maricá, a Área de Preservação Ambiental, a restinga, etc. É possível praticar escala e rapel, sua altitude é de aproximadamente 300m. A pedra leva esse nome devido a sua semelhança com um macaco sentado.

Serra do Camburi

Sua vista panorâmica é fantástica, onde se pratica Vôo Livre.

Igreja de Nossa Senhora do Amparo

A maior obra do período colonial em Maricá foi iniciada pelo Padre Vicente Vieira de Noronha, lançando sua pedra fundamental em 8 de dezembro de 1802, quando se rezou a primeira missa. Anteriormente a Igreja Matriz era localizada em São José do Imbassaí, mas o núcleo principal do vilarejo veio se deslocando para o outro lado da lagoa, onde hoje se situa o centro da cidade. Dom Pedro I esteve em Maricá na ocasião da inauguração da Matriz e conta a lenda que ficou impressionado com a perfeição do altar, achando que os véus da santa, esculpidos em madeira, eram verdadeiros.

Farol de Ponta Negra

O farol é um dos atrativos turísticos mais importantes do município, está incorporado ao patrimônio turístico e cultural da cidade e servia de ponto de referência para os antigos navegadores. O farol de Ponta Negra possui uma vista panorâmica deslumbrante.

Praia e Canal de Ponta Negra

A praia de Ponta Negra é ideal para prática de surf e pesca, possuí quiosques onde é possível aproveitar de uma boa comida. Bem do seu lado tem o canal de Ponta Negra, que faz a ligação entre lagoa e oceano, com águas calmas e límpidas, ótimo para banho, inclusive para crianças.

Cachoeira do Espraiado

Ótima para os que gostam de um banho refrescante e a vastidão de espécies da Mata Atlântica ao seu redor é um convite aos amantes da natureza.

Gruta da Sacristia

Formação rochosa caprichosamente desenhada pela erosão, a Gruta da Sacristia é local de meditação e atrai visitantes durante o ano inteiro.